Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O que é Psicostasia?

O povo do Antigo Egito acreditava que a vida não acabava na morte física, assim existindo a possibilidade de uma vida no além. Contudo, para se poder aceder a esta vida era necessário ter levado uma vida de acordo com Maat (conceito egípcio que traduz a ideia da ordem universal marcada pela justiça e pela harmonia).
Psicostasia é o nome atribuído a uma cena comum representada no Livro dos Mortos que retrata a cerimônia de pesagem do coração do defunto no tribunal da deusa Maat.
O deus Osíris julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração, ou Psicostasia. Na sala havia uma grande balança colocada num pedestal cujo no topo se encontrava um babuíno. Na sala estavam presentes: Osíris sentado em seu trono, e quarenta e dois juízes.
O defunto deveria realizar uma confissão, a chamada "confissão negativa", através da qual atestava que não tinha praticado o homicídio, cometido o adultério, maltratado animais, praticado o roubo, etc. Num total de quarenta e duas declarações de inocência que anunciava a cada um dos juízes. Enquanto isso, seu coração era colocado num dos pratos, e uma pena de avestruz (a representação da leveza, ou do coração da deusa Maat) era colocada no outro prato. Se os dois pratos se equilibrassem, o defunto estaria absolvido; em caso de ter mentido, o coração tornava-se pesado e seria condenado.
Ammit, era um monstro híbrido, que estava sempre pronto para engolir o coração do defunto caso este tivesse um peso excessivo. Uma vez aniquilado o coração, não existiria a possibilidade de ressurreição.

Texto adaptado de: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário