Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Por que o ano tem 365 dias?

Como todos sabemos, a mitologia foi criada pelos antigos para tentar explicar o universo. Esta história da mitologia egípcia tenta explicar porque o ano tem 365 dias:


"A deusa do céu, Nut, era casada com o deus da terra, Geb. Geb e Nut queriam ter filhos, mas o rei dos deuses, Rá, o rei sol, conhecia uma profecia ruim sobre um filho de Geb e Nut que um dia substituiria Rá como rei. Então, quando Rá soube que Nut estava grávida,  ficou maluco. Ele a proibiu de ter seus filhos em qualquer dia ou noite do ano. Nut encontrou uma solução. Ela propôs um jogo de dados ao deus da lua, Khonsu. Cada vez que Khonsu perdia, tinha de dar a Nut um pouco da luz da Lua. Ele perdeu tantas vezes que Nut ganhou luar suficiente para criar cinco novos dias no final do ano, dias que não faziam parte do calendário regular. O calendário egípcio tinha trezentos e sessenta dias por ano, como são trezentos e sessenta graus um círculo. Durante esses cinco dias, ela deu a luz a seus cinco filhos, um em cada dia. Quando Rá descobriu, ficou furioso, mas era tarde de mais. As crianças deusas já tinham nascido. Seus nomes eram: Osíris, Hórus, Set, Ísis e Néftis."
E aí, o que acharam?


Texto resgatado de: Livro - A Pirâmede Vermelha. Autor: Rick Riordan. Editora: Intrínseca. Página n° 96. 1º edição: Novembro 2010.

Um comentário: