Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os deuses Gregos

  Glossário dos deuses Greco-Romanos:


  Zeus
Zeus, o Senhor dos Céus e Deus Supremo da Mitologia Grega. Filho mais novo de Cronos e Réia. Nascido no Monte Ida, na Ilha de Creta. Conhecido pelo nome romano de Júpter. Tinha como irmãos: Poseidon, Hades, Deméter, Héstia, e Hera (de quem também era marido), e pai de diversos deuses, como: Atena (ela surgiu de sua cabeça), Ártemis e Apolo, e semideuses como: Herácles.


  Hera 
Na mitologia grega Hera é a deusa do casamento, equivalente a Juno na Mitologia romana. Irmã e esposa de Zeus rei dos deuses, e rege a fidelidade conjugal. Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas). Hera pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e um substituto para as cápsulas da papoula de ópio. A vaca, e mais tarde, o pavão eram animais relacionados com ela.

  Poseidon
Na mitologia grega, Poseidon também conhecido como Poseídon, Possêidon ou Posidão, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Netuno. Possivelmente tendo origem etrusca como Nethuns. Também era conhecido como o deus dos terremotos e dos cavalos. Os símbolos associados a Poseidon com mais frequência eram o tridente e o golfinho.

  Atena
Atena, também conhecida como Palas Atena é na mitologia grega, a deusa da guerra estratégica, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos. Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. Sua presença é atestada até nas proximidades da Índia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do Mediterrâneo, ampliando a variedade das formas de culto. Um dos símbolos associados a Atena é a coruja.

  Dionísio
Dionísio, também conhecido por Diónisos ou Dioniso era o deus grego equivalente ao deus romano Baco, deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, mas, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único deus olimpiano filho de uma mortal, o que faz dele uma divindade grega atípica.

  Apolo
Filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis. Possuía muitos atributos e funções, e possivelmente depois de Zeus foi o deus mais influente e venerado de todos os da antiguidade clássica. Era descrito como o deus da divina distância, que ameaçava ou protegia deste o alto dos céus, sendo identificado com o sol e a luz da verdade. Fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação. Era temido pelos outros deuses e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo. Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. Além disso era o deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do Equilíbrio e da Razão.

  Ártemis
Ártemis ou Artemisa era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos Arcaico e Clássico, era considerada filha de Zeus e de Leto, irmã gêmea de Apolo. Mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Em Roma, foi denominada Diana. Frequentemente é confundida com Selene ou Hécate, também deusas lunares.

  Ares

Ares era filho de Zeus e Hera. Embora muitas vezes tratado como o deus olímpico da guerra, ele é mais exatamente o deus da guerra selvagem, ou sede de sangue, ou matança personificada. Os romanos identificaram-no como Marte, o deus romano da guerra e da agricultura (que eles tinham herdado dos etruscos). Entre os helenos sempre houve desconfiança de Ares. Embora também a meia irmã de Ares, Atena, fosse uma deidade da guerra, a posição de Atena era de guerra estratégica, enquanto Ares tendia a ser deus da violência imprevisível da guerra.

  Deméter
Deméter ou Demetra (em em grego: "deusa mãe" ou talvez "mãe da distribuição"), é filha de Cronos e Réia. Deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações. Deméter, é mãe de Cora, que foi raptada por Hades e se casou com ele. Depois disso, Cora foi nomeada Perséfone, que significa aquela que causa destruição.

  Hades
Hades  é o deus do Mundo Inferior e dos mortos. Hades costuma apresentar um papel secundário na mitologia, pois o fato de ser o governante do Mundo dos Mortos faz com que seu trabalho seja "dividido" entre outras divindades, tais como Tanatos, deus da morte, ou as Queres. As Queres são retratadas na Ilíada recolhendo avidamente as almas dos guerreiros, enquanto Tanatos surge nos mitos da bondosa Alceste ou do astuto Sísifo. Filho de Cronos, irmão de Zeus e Poseidon, e marido de Perséfone.

  Afrodite
Afrodite era a deusa da beleza, do amor e da procriação. Originário de Chipre, o seu culto estendeu-se a Esparta, Corinto e Atenas. Foi identificada como Vênus pelos romanos. De acordo com o mito teogônico mais aceito, Afrodite nasceu quando Urano (pai dos titãs) teve os testículos cortados e jogados ao mar. O semêm de Urano caiu sobre o mar e formou ondas chamadas de aphros, e desse fenomeno nasceu Aphroditê ("espuma do mar"), que foi levada por Zéfiro para Chipre. Por isso um dos seus epítetos é Kypris. Assim, Afrodite é de uma geração mais antiga que a maioria dos outros deuses olimpianos.

  Hermes
Hermes era filho de Zeus e de Maia, e possuidor de vários atributos. É uma divindade muito antiga, já era cultuado na história pré-Grécia antiga, possivelmente como um deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e viagens, entre outros atributos. Com o domínio da Grécia por Roma, Hermes foi assimilado ao deus Mercúrio, e através da influência egípcia, sofreu um sincretismo também com Tot, ou Toth (o deus da sabedoria na mitologia egípcia), criando-se o personagem de Hermes Trismegisto.

Texto adaptado de: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário