Pesquisar neste blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Esfinge

A esfinge egípcia é uma antiga criatura mística vista como um leão  animal com associações solares sacras — com uma cabeça humana (geralmente a de um faraó). Também usada para demonstração de poder, assim como as pirâmides do Egito.
Existem dois tipos de esfinges:
Androsfinge: (Sphinco Andro) - Corpo de leão com cabeça de pessoa.
Hierocosfinge: (Sphinco Oedipus Rex) - Corpo de leão com cabeça de falcão.
A maior e mais famosa é chamada Sesheps, a esfinge de Gizé. Localizada no planalto de Gizé, no banco oeste do rio Nilo, feito em dois ao leste, com um pequeno templo entre suas patas. O rosto da esfinge é considerada como a cabeça do faraó Quéfren, ou possivelmente a de seu irmão, o faraó Djedefré, que dataria sua construção da quarta dinastia (2723 a.C.–2563 a.C.). Contudo, há algumas teorias alternativas que redatam a esfinge ao pré-antigo império, e, de acordo com outra hipótese, a tempos pré-históricos.
Na mitologia grega, porém, também havia uma esfinge.
A esfinge grega era um demônio de destruição e má sorte, de acordo com Hesíodo, uma filha da Quiméra e de Ortro (estes também monstros da mitologia grega).
Ela era representada em pintura de vaso e baixos-relevos, mas frequentemente assentada ereta, como um leão alado com uma cabeça de mulher.
De acordo com a história, Hera ou Ares teriam mandado a esfinge de sua casa na Etiópia (os gregos lembraram a origem estrangeira da esfinge) para Tebasperguntar a todos que passassem um dos quebra-cabeças mais famosos da história:
"Decifra-me ou devoro-te: Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?" 
Édipo (Filho de Laio e de Jocasta) resolveu o quebra-cabeça. A resposta era: O homem
Ele engatinha como bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa um arrimo (bengala) quando é ancião (idoso).
A esfinge estrangulava qualquer um que fosse inábil a responder.
Daí a origem do nome Esfinge, que deriva do grego sphingo, querendo dizer estrangular.

Texto adaptado de: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário